Se me perguntarem qual receita mais me remete à minha vó paterna eu ficaria em dúvida entre o nhoque de batata e este empadão de banana. O nhoque sempre foi sua marca registrada, tanto pela frequência com a qual o preparava, quanto pela sua consistência macia e leve. Já o empadão, esse nunca vi em outro lugar senão em sua cozinha (e posteriormente na da minha mãe e na minha).
Esse empadão de banana é desses pratos que a gente come feliz como acompanhamento no almoço (já fiz versão empadinhas para servir com picadinho de carne), um farto pedaço no lanche ou a qualquer hora para matar a fome e satisfazer o paladar. Minha mãe faz também uma versão com um pouco de açúcar e canela e, recentemente, resolvi diversificar acrescentando nata suíça (ou doce de leite) e castanhas e dando um acabamento de torta. Divino também.
É sempre um prazer trazer para vocês receitas que têm tanto valor para mim. E é sempre especial ter a oportunidade de homenagear as pessoas queridas que as trouxeram até mim. Um grande beijo para minha vó Lucy e bom vídeo para todos vocês.
Empadão de banana
(rende uma forma com aproximadamente 20 cm de diâmetro)
Ingredientes
250 gramas de farinha
de trigo peneirada
180 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de café de sal
1 colher de café de açúcar
1 gema
50 ml de leite em temperatura ambiente
cerca de 1 dúzia de banana prata madura
Modo de fazer o empadão de banana
Coloque 180 gramas de manteiga em temperatura ambiente numa tigela e mexa com uma colher de pau ou espátula até que ela amoleça e torne-se um creme.
Ainda mexendo, junte 1 colher de café de sal, 1 colher de café de açúcar, 1 gema e 50 ml de leite em temperatura ambiente. Se preferir, utilize uma batedeira.
Quando estiver homogêneo, adicione aos poucos 250 gramas de farinha de trigo peneirada, mexendo sem parar.
Quando a massa formar uma bola, pare de mexer, aperte-a entre as mãos e embale em filme de PVC.
Deixe descansar na geladeira por pelo menos duas horas antes de usá-la. Isso facilitará o manuseio na hora de abri-la e evitará que ela encolha durante o cozimento.
Caso queira preparar com antecedência, a massa pode ser congelada. Para usá-la bastará descongelá-la na geladeira e em seguida abri-la, porém, sem amassá-la novamente.
Abra 2/3 da massa sobre uma superfície lisa e esfarinhada e, com o auxílio do rolo, transfira-a para o refratário onde montará o empadão.
Descasque e corte cerca de 1 dúzia de bananas prata em rodelas diagonais ou pedacinhos. Recheie o empadão apertando delicadamente com um garfo (isso aumentará a aderência entre as bananas e a quantidade de recheio).
Abra o restante da massa e cubra o empadão. Una e acerte as bordas e, para um acabamento dourado, pincele gema de ovo.
Leve ao forno médio para assar.
Depois de pronto e frio, o empadão de banana poderá ser congelado.
Dica: para quem acha que lugar de ingrediente doce é na sobremesa, coloque um pouco menos de banana, distribua doce de leite por cima e salpique com nozes ou castanhas trituradas. Cubra com tiras de massa, pincele com gema e asse em forno médio.
O post Receita de empadão de banana da minha vó Lucy pertence ao :: DigaMaria.